ANDREW

ANDREW
BLACK MAN

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Minhas viagens pelo Amazonas


Durante o tempo em que estive em Macapá, estado do Amapá fiz algumas viagens de navio de Belém para Macapá, macapá Para Belém. Nessas viagens pude observar como é o Rio de maior extenção do mundo, o Amazonas. observei como é a vida dos ribeirinhos, dos navegantes, das árvores, dos animais!!! que maravilha!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

É cultura?

O que é cultura?
Bem, segundo algumas pessoas que atrevem-se a definir o termo, é toda e qualquer forma de manisfestação artística, crendice, valores, enfim tudo aquilo que representa a identidade de um povo.

pois bem, em Irituia, cidade do nordeste paraense, durante muito tempo essa identidade que se define como cultura foi representada através do Festival da Cultura que acontece todo mês de julho.

No entanto, de uns anos para cá a verdadeira cultura irituiense vem sido deixada de lado nos festivais, já que nossas qualdrilhas, nossos bois, nossos grupos foclórico estão sido substituídos por banda e aparelhagem de som. É claro que sabemos que, as bandas de melody e as aparelhagens fazem parte da cultura paraense, contudo, não é preciso omitir o que verdadeiramente representa nossa cultura como: o boi bumbá "Vamo Vê" e outros!!
Meu diário de Bordo!!

Essa é a nossa cultura?

Todos sabemos que a cultura é algo que representa os costumes, as crenças, os valores, enfim, a forma de viver de um povo. Em Irituia, durante muito tempo, essa forma de viver foi representada pelo evento denominado "Festival da Cultura". Nos último anos esse evento vem sido dissociado da realidade cultural de nossa cidade, já que nossas qualdrilhas, nossas bois, nossos calouros, nossos grupos folclóricos vem sido substituído por bandas, aparelhagem de som e outras atrações, que apesar de fazerem parte da cultura parense, não representam fielmente e integralmente a cultura de nossa cidade!! Não sou contra qualquer manifestação cultural, contudo, é necessário preservar uma identidade para que nossos valores culturais não ser percam no tempo!!